[ATUALIZAÇÃO 06/07/2023]
A ANATEL RETIROU trechos da descrição sobre o Radioamadorismo que foram o tema da presente matéria. A modificação foi feita em meados de 2023, possivelmente em JANEIRO deste ano. Não sabemos os motivos que levaram à remoção de grande parte do texto que reconhecia o grande papel que o Radioamadorismo tem perante a sociedade. Lamentavelmente, a ANATEL voltou atrás. Assim, o texto abaixo será mantido apenas como um LEMBRETE do que foi escrito meses atrás.
A ANATEL modificou, há alguns dias, a página sobre o Serviço de Radioamador que mantém dentro de seu portal, na qual dá informações gerais sobre o que é, o que faz e como tornar-se radioamador.
O SERVIÇO RADIOAMADOR
O Serviço Radioamador é o serviço de telecomunicações aplicável ao radioamadorismo. O objetivo principal do serviço é a instrução técnica, intercomunicação e investigações técnicas, contudo, o radioamadorismo vai muito além dos serviços de telecomunicações. É considerado o laboratório de telecom, onde muitas das pesquisas e projetos se iniciam. É assegurado ao radioamador a experimentação, a investigação técnica e até mesmo a fabricação de seus próprios equipamentos. O radioamador, operador habilitado para executar o serviço, passa por avaliação a fim de atestar a capacidade técnica mínima necessária ao ingresso na atividade e assegurar os preceitos técnicos e diretrizes de telecomunicações.
Entre as diversas atividades praticadas pelo radioamador no desempenho das telecomunicações, temos as investigações técnicas, exploração de novas tecnologias, intercomunicação, desenvolvimento de novos projetos, expedições, interação e colaboração com a sociedade, operações de segurança e mitigação de risco à vida, defesa civil, concursos e contestes, formação de redes de radioamador com voz e dados, radiolocalização e muito mais.
Frequentemente se ouve falar do Radioamador quando os demais meios de telecomunicação falham. Isso inclui calamidades públicas, eventos relacionados a segurança da aviação, auxílio as telecomunicações, etc. O radioamador é a última linha de telecomunicação, sendo considerado até pelos militares como recurso de segurança nacional.
O radioamador é um entidade tecnicamente capacitada, e avaliada para tal. Em sua busca incessante por sucesso, leva seus equipamentos ao limite do desempenho, coletando cada gota de performance que conseguir atingir. Isso o torna quase um profissional! Se você estiver tendo problemas com telecomunicações, pergunte a um radioamador. Ele certamente saberá o que fazer.
Por definição, o Serviço Radioamador é um serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.
PARABÉNS À ANATEL!
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA
