Em 24/10/2018
Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 31 de 2018. Hoje, 24 de Outubro de 2018.
Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.
O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Ouça tambem o QTC simultaneamente na faixa dos 40m, na frequência de 7.062KHz e também via REMOTE HAMS, através da estação de nosso colega Cézar, PU7ERA. Estamos também transmitindo AO VIVO pelo Facebook no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB.
Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB.
Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.
LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.
Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.
Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?
MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 24/10
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
· ISS VOLTA A TRANSMITIR IMAGENS EM SSTV
· QUE TAL LIGAR O RÁDIO E CONVERSAR COM UM REI?
· PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
· 4º ENCONTRO DO CLUBE DE LEITORES: UM SUCESSO!
· ESCOTEIROS PARTICIPAM DE DESAFIO VIA SATÉLITE UTILIZANDO MÁQUINA ALEMÃ DA 2ª GUERRA MUNDIAL
· URGENTE: RADIOAMADOR QUE FAZIA OPERAÇÃO ESPECIAL NA ÁFRICA É IMPEDIDO DE OPERAR E DE SAIR DO PAÍS
ISS volta a transmitir imagens em SSTV
A Estação Espacial Internacional estará retomando as suas transmissões em SSTV (transmissão de imagens em varredura lenta) num evento especial entre os dias 27 e 29 de outubro em 145.800 MHz usando o protocolo PD-120.
As transmissões em SSTV estão programadas para começar em 27 de outubro às 10:00 UTC, ou 7 da manhã no horário de Brasília. As transmissões contarão com o apoio do Departamento de Espaço, Comunicação e Navegação (SCaN) da NASA, que gerencia as três redes de comunicações mais importantes da NASA: a Rede Espacial (SN), a Rede Near Earth (NEN) e a Rede Espaço Profundo (DSN).
Assim como nas transmissões anteriores em SSTV, doze imagens serão transmitidas, mas desta vez, seis delas apresentarão as atividades educacionais do SCaN, enquanto que as outras seis irão comemorar as principais datas comemorativas da NASA, tais como a data de fundação, a data do pouso dos astronautas na lua, etc.
Além da diversão de receber essas imagens, os participantes podem também participar do evento de comemoração NASA On The Air (NOTA). Para saber mais, visite o site do NOTA
https://nasaontheair.wordpress.com/
Uma vez recebidas, as imagens podem ser postadas e visualizadas em
http://www.spaceflightsoftware.com/ARISS_SSTV/index.php
As imagens serão transmitidas na frequência usual de 145.800 MHz usando o modo PD-120 SSTV. Porém, lembramos que o evento depende de outras atividades, horários e responsabilidades da equipe na ISS e estão sujeitas a alterações a qualquer momento.
Observe que as transmissões da ISS usam o padrão FM “largo” ou WIDE. Se o seu transceptor tiver filtros FM selecionáveis, tente usar o filtro mais largo ou WIDE. Os HTs Baofeng vêm de fábrica setados para o filtro NARROW, ou estreito, e assim você deve mudar esta configuração para poder captar as imagens. Quanto à antena, como a ISS transmite com potência razoável, é possível obter bons resultados ao ar livre usando apenas uma antena de 1/4 de onda.
Passagens da ISS sobre Campina Grande a partir de 25/10:
25/10 02:36 68º
25/10 15:50 25º
26/10 01:45 24º
26/10 14:58 74º
27/10 02:29 25º
27/10 14:06 35º
28/10 01:37 76º
29/10 00:45 34º
29/10 13:58 47º
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Que tal ligar o rádio e conversar com um Rei (de verdade)?
Antes de mais nada, não estamos falando em Roberto Carlos... HI...
O radioamadorismo é cheio de histórisas interessantes de contatos incríveis, tanto pela dificuldade, quanto pelo ineditismo. Os radioamadores estão “no ar” há mais de um século e neste período temos conseguido grandes feitos. Porém, uma das coisas mais interessantes do radioamadorismo é que nunca sabemos aonde nosso sinal está chegando ou com quem estaremos fazendo contato. Num minuto, estamos falando com um colega da mesma cidade ou região, e no outro, podemos ser ouvidos por outros bem mais distantes. Quem sabe, até, por um Rei.
Pois bem, durante várias décadas, uma estação bastante ativa nas faixas de radioamadores tinha o indicativo JY1. A voz pertencia a alguém chamado “Husseim”, QTH “Aman, Jordânia”. Com exceção do indicativo incomum, nem a voz calma e educada, nem o nome, nem o QTH chamavam atenção. Porém, quem já era veterano nos anos 70 a 90 já sabia de quem se tratava. Era Sua Majestade, o Rei Hussein I da Jordânia. Quando chamava CQ, em poucos minutos se formava um grande “pile up” de colegas de todo o mundo para conseguir um contato com o Rei. Aliás, rei apenas fora do rádio. Nas faixas, era apenas Hussein, como fazia questão de se apresentar.
Quando não estava fazendo guerra, negociando a paz ou administrando seu próprio país por quase meio século, o rei Hussein estava em busca de amigos através das ondas de rádio, como se estivesse clicando nas páginas de uma antiga versão do “facebook”, nos anos 60 a 90.
O rei Hussein não era o único chefe de estado que gostava das ondas de rádio. Durante sua vida, ele poderia ter se juntado aos companheiros entusiastas JY2 (sua esposa, a rainha Noor), EA0JC (rei Juan Carlos da Espanha), LU1SM (presidente argentino Carlos Menem). Até mesmo o mundialmente famoso VU2RG (Rajiv Ghandi) também dividia seu tempo fazendo QSOs.
Mas entre eles, Hussein reinou supremo. Não era incomun ouvi-lo chamando geral nas faixas e atendendo pacientemente a todos que o contestavam. E não eram poucos! Cada um, posteriormente, recebia em sua casa um belo e cobiçado cartão QSL, assinado pelo rei em pessoa.
Ele não era apenas de falar. Entusiasta do radioamadorismo, quando ficou sabendo que o satélite P3A, desenvolvido por radioamadores, havia sido destruído após a falha no foguete que o lançaria ao espaço em 1980, o rei pessoalmente enviou um cheque para ajudar no prejuízo e em 1983 outro satélite foi lançado com esta ajuda.
O rei fez contato com o primeiro radioamador no espaço - W5LFL (Owen Garriott a bordo do ônibus espacial Columbia).Costumava operar não só da Jordânia, mas dos Estados Unidos, Espanha, Áustria e Canadá, quando estava em suas viagens como chefe de estado inclusive.
Além destes feitos que rendem manchetes de jornais, o rei também ajudava de forma quase anônima, em ações bem menos chamativas. Em 1964, um pequeno grupo de militares da Marinha dos EUA nas Ilhas Aleutas estava tendo problemas nas suas comunicações após um terremoto no Alasca. Estes militares estavam tentando contato utilizando as faixas de radioamador, e para isso chamavam por colegas que pudessem estabelecer uma ligação com suas famílias. Numa destas chamadas, JY1 contestou. Diretamente de Aman, onde estava, o rei telefonou para as famílias daqueles militares, uma por uma. Possivelmente a conta de telefone deve ter ido às alturas, como resultado daquelas ligações que, na época, custavam uma pequena fortuna.
O rei Hussein também participou da histórica operação conjunta entre Israel e Jordânia sob o indicativo JY74X em 1995, no Monte Nebo, onde radioamadores de ambos os países operaram juntos. O rei fez aparições tanto no ar quanto pessoalmente, para o deleite dos participantes e daqueles que tentavam contato com JY74X.
Ele sempre mencionava que gostava de operar sempre que podia. Também gostava de construir seus próprios equipamentos, como todo bom radioamador.
E assim, habitualmente se podia ouvir o curioso indicativo JY1 nas faixas, mesmo em seus últimos anos. Após várias tentativas de tratamento para vencer um câncer, o Rei Hussein se tornou “silent key” em 1999. Ao saber de seu falecimento, toda a comunidade radioamadorística mundial se juntou em homenagens ao que era provavelmente seu mais ilustre membro.
Porém, sua memória permanece. Esta semana, foi divulgado um vídeo com os últimos preparativos para o lançamento de um microssatélite Cubesat muito especial: é o JY1SAT, o primeiro satélite da Jordânia, que será lançado em breve. Como demonstra em seu indicativo, este Cubesat presta uma homenagem ao legado do Rei Hussein, primeiro radioamador da Jordânia e um verdadeiro embaixador dos radioamadores de todo o mundo.
Uma equipe de 16 estudantes universitários foi encarregada do desenvolvimento do satélite, supervisionados por um grupo de especialistas e acadêmicos por meio de reuniões semanais na Sociedade Real de Radioamadores da Jordânia(RJRAS). Além de um transponder VHF/UHF, o JY1SAT transmitirá imagens em SSDV (Digital) armazenadas refletindo o patrimônio histórico e cultural da Jordânia.
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
4º Encontro do Clube de Leitores: um sucesso!
No último domingo, a ECRA mais uma vez abriu suas portas para um encontro difrente. Foi a 4ª edição do Encontro do Clube de Leitores de Campina Grande Foi uma manhã recheada de boa conversa, troca de experiências e livros, e um momento para conhecer novos amigos - sejam de carne e osso, sejam de papel e tinta. Mais uma vez, a ECRA ficou repleta de amantes da leitura de todas as idades.
A historiadora e autora Hilmaria Xavier Silva esteve presente para anunciar o lançamento de seu mais novo livro: “A Invenção de um Lugar: vivências e memórias da Favela da Cachoeira”. Diante dos participantes reunidos numa grande roda literária, Hilmaria falou sobre seu livro, destacando as razões que a levaram a escrever sobre a favela da Cachoeira, como foi escrever o livro, e suas expectativas para o futuro.
A data do próximo encontro já está definida: 18 de Novembro, novamente, um domingo, aqui na sede da ECRA. O encontro é organizado pelos colegas radioamadores Edmar Gurjão PU7ESE e Joelson Nogueira PU7GJC e tem o apoio total do Clube de Radioamadores de Campina Grande, que tem cedido com muita alegria e gosto a sua sede desde o primeiro momento.
Toda a comunidade campinense e região está convidada. A entrada é franca.
Maiores informações, entre em contato:
Edmar Gurjão - (083) 98894-1403
Joelson Nogueira - (083) 98818-5561
Alisson Teles - (083) 98890-3221
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Escoteiros participam de desafio via satélite utilizando máquina alemã da 2ª Guerra Mundial
Escoteiros brasileiros acompanhados de alguns companheiros venezuelanos refugiados participaram de um desafio especial durante o último fim de semana, dentro do JOTA-JOTI. O satélite FUNcube-1 (AO-73) foi utilizado para transmitir uma mensagem especial codificada utilizando a máquina Enigma durante o Jamboree On The Air (JOTA-JOTI) em 19 e 21 de outubro.
Para quem não sabe, a máquina ENIGMA foi um dos maiores trunfos dos alemães durante a 2ª Guerra Mundial, pois suas mensagens codificadas durante muito tempo eram completamente impossíveis de serem decifradas pelos aliados, até que uma equipe chefiada pelo famoso matemático Alan Turing finalmente quebrou seu código. A história real deste feito pode ser vista no filme “A arte da Imitação”, de 2015.
Para a atividade escoteira realizada no último fim de semana, a mensagem foi codificada usando um “emulador” da Enigma, ou seja, um programa de computador que faz as mesmas operações de codificação, que no caso da máquina original, eram mecânicas. Basicamente, se insere uma “chave” de codificação, digita-se o texto e a máquina devolve o mesmo texto, codificado. Este texto foi então enviado via satélite para os escoteiros. Depois de receber a mensagem, transmitida em uma freqüência de 145,935 MHz em 1200 bps BPSK, restaria apenas descobrir a “chave” para decodificar a mensagem. O desafio, então, seria responder corretamente a 10 questões relacionadas a espaço e satélite para obter essa chave.
Nosso colega Paulo PV8DX, Dxista e entusiasta na comunicação via satélite, estava dando o apoio aos curiosos e ávidos escoteiros do 15RR Valentes de Davi, da cidade de Boa Vista, no estado de Roraima. Junto com os jovens brasileiros, estavam 4 escoteiros venezuelanos refugiados naquele estado. Eles conseguiram finalmente decodificar a mensagem e vencer o desafio.
Informou Paulo, PV8DX
Fonte: https://amsat-uk.org/2018/10/22/scouts-participate-in-funcube-challenge/
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Urgente: Radioamador que fazia operação especial na África é impedido de operar e de sair do país
Existem muitos países no mundo, e em muitos deles simplesmente não existem radioamadores ativos, seja por exigências burocráticas, seja pela dificuldade em operar devido à localização ou pobreza do país, seja por proibição oficial. Há países onde é terminantemente proibido operar uma estação de radioamador, como é o caso da Coreia do Norte, atualmente o país numero um em dificuldades de contato. Outros, como a República do Chade, no coração da África, onde não há radioamadores, não há grandes dificuldades na operação.
Pelo menos era isso que o colega norueguês Kenneth, LA7GIA. Ele é um radioamador que viaja o mundo realizando Dxpedições, ou seja, vai até um determinado país apenas com o intuito de realizar contatos com outros radioamadores de todo o resto do mundo que ainda não têm aquele país em sua “coleção”. Dentre eles, Malawi, Ilha Comoro (entre Madagascar e Moçambique), Guiné Equatorial, República Centro-Africana, Congo, Somália, e agora, Chade, todos na África. Ele também atuou levantando fundos para a ONG Médicos Sem Fronteiras em algumas dessas Dxpedições.
Em todas, menos a última, tudo transcorreu com normalidade. Porém, no Chade, sétimo país mais pobre do mundo e governado por um presidente que a tudo domina, como um verdadeiro ditador, algo deu errado.
A princípio, desde a chegada até o primeiro dia das operações, em 9 de Outubro, tudo estava dando certo. Antenas instaladas, rádios ligados, Ken conseguiu realizar mais de 2 mil contatos até que a polícia bateu a porta do hotel aonde ele operava e o ordenou que desligasse tudo. A princípio, como ele mesmo relatou em mensagens divulgadas pelo site DX WORLD, a polícia não explicou direito a razão da proibição, mas a expectativa era de que no dia seguinte ele pudesse retornar ao rádio.
No dia seguinte, novo adiamento. A polícia explicou que o chefe deles estava fora do país em viagem oficial, mas que assim que retornasse no dia seguinte, resolveria pessoalmente o problema. Toda a documentação de Ken e de seus rádios estava OK.
No dia 13, portanto três dias após o QRT forçado, Ken informou que sofreu dois interrogatórios por parte da polícia, mas que não havia prazo para resolver o problema. Além disso, todo o seu equipamento foi desligado e ele foi impedido de tocar em qualquer coisa. Até apertar um parafuso. Nem mesmo uma inspeção visual nas antenas, instaladas no teto do hotel. A polícia proibiu de fazer qualquer mudança. Porém, ao menos uma pista foi dada da razão do QRT forçado: o equivalente à ANATEL daquele país não informou à polícia que havia autorizado uma operação de um radioamador, ou seja, uma questão puramente burocrática. Ainda assim, nenhum prazo foi dado a Ken.
No dia 17, portanto uma semana depois do QRT, Ken decidiu retornar para casa, já que não haveria mais tempo hábil para retornar as operações, já que a polícia não dava nenhuma esperança de que permitisse que ele ligasse seu equipamento de novo, nem mesmo desmontá-lo.
No dia seguinte, 18 de outubro, sinal vermelho: Ken foi informado que uma ordem foi emitida pela polícia para impedi-lo de deixar o país. Portanto, ele está virtualmente preso, pois não pode retornar para a Noruega nem mesmo abandonando todo seu equipamento. Assim, seu país natal entrou na questão, através da embaixada. Em sua mensagem mais recente, enviada ontem, 23 de Outubro, Ken relata que está em segurança, no hotel, mas que está proibido de fazer qualquer coisa. Ele tem recebido emails de todo o mundo e agradeceu pelas mensagens de ânimo, o que o tem ajudado a seguir em frente.
O relato acima mostra os perigos que os radioamadores correm ao exercer o hobby pelo mundo. Mesmo que sejamos avessos à política, não estamos imunes de sermos tolhidos de nossa liberdade especialmente em países onde não há um Estado de Direito, como é o caso do Chade. Mesmo assim, os radioamadores prosseguem em sua marcha. O QTC da ECRA se solidariza com nosso colega LA7GIA, Kenneth, e informa que estará acompanhando o desenrolar dos fatos e informará caso novas notícias cheguem.
ATUALIZAÇÃO 24/10/2018:
Ken enviou a seguinte mensagem após o fechamento desta matéria:
“Recebi a notícia de que posso deixar o Chade imediatamente. Eu não tenho permissão para operar a estação. Todas as antenas devem ser retiradas hoje antes do pôr do sol, porque haverá um evento presidencial no hotel amanhã, e ele estará aqui. O hotel está agora cheio de autoridades, policiais e militares. Está vencido o meu visto de turista, assim meu vôo já está reservado para amanhã.”
Graças a Deus que tudo terminou bem para nosso colega Ken! Não deu para prosseguir com a Dxpedição, mas ao menos ele estará seguro em seu país logo mais.
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.
Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.
Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.
Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!
BOA NOITE
E ATÉ QUARTA!!
QTC DA ECRA
EM SSTV!!!
COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES
QRA | NOME | QTH | QRA | NOME | QTH | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário