Por Alisson, PR7GA
O Marcelo, PU1MHA, enviou ao QTC da ECRA um trabalho primoroso que ele realizou sobre um tema que parece inesgotável, mesmo após inúmeros textos, artigos, livros, filmes, etc: O TITANIC. Mais especificamente, sua estação de rádio.
É um material riquíssimo, contendo desde os rudimentos do rádio, passando por inúmeras fotos, gráficos e muitos detalhes sobre o sistema instalado na embarcação, as dificuldades das comunicações via rádio, algo muito novo na época e ainda não muito bem compreendido, seus operadores e demais tripulantes, e indo até aos detalhes sobre o terrível acidente que vitimou mais de 1500 pessoas, mas que teria sido ainda mais terrível não fosse o auxílio que o rádio conseguiu atrair.
Pelo volume e qualidade do texto, logo percebe-se que não foi trabalho fácil. Mesmo assim, o Marcelo escolheu disponibilizá-lo sem custo, como um presente à comunidade radioamadorística em língua portuguesa. É uma leitura bastante agradável e interessante e que renderá bons momentos ao leitor.
Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!
Interessantissimo este trabalho de pesquisa, trás varias informações inusitadas sobre o radio no Titanic ... e ainda informa sobre os protocolos de radiocomunicação marítima do passado e do presente .... parabéns ao autor...
ResponderExcluir