Velejadores brasileiros iniciarão travessia do Atlântico Sul nesta segunda

Por Alisson, PR7GA

Nesta próxima segunda, dia 22 de Novembro,  três velejadores brasileiros, um dos quais é também radioamador, estará iniciando uma travessia que exige extremo preparo e coragem para completar. A bordo do pequeno veleiro Kanku dai V de pouco mais de 10 metros de comprimento, eles tentarão vencer as agruras do oceano Atlântico, partindo de Ubatuba, em São Paulo, e rumando em direção à Cidade do Cabo, na África do Sul, vencendo mais de seis mil quilômetros entre a costa brasileira e o continente africano.


Os três aventureiros são Sigismundo Bialoskorski Neto (radioamador de indicativo PU2WWA), Sergio Boris Davidoff Cracasso, e Ricardo Nougueira de Athayde. Segundo o site BoatShopping, cuja matéria também contém fartas informações técnicas sobre o barco, 

Capitão Amador pela Marinha do Brasil, com experiência há mais de 20 ano, o Sigismundo possui especialização e cursos de Vela Oceânica, de Sobrevivência no mar feito no Colégio Naval da Marinha do Brasil em Angra dos Reis, de Meteorologia para navegação feito na Sede Social da Capitania dos Portos de São Paulo, entre outros. Além disso, ele conta com mais de 14.000 milhas náuticas navegadas, incluindo toda a costa brasileira de Porto Alegre a Fernando de Noronha, Caribe, Travessia do Atlântico Norte, e como participante de expedição em veleiro na Antártida, incluindo o Cabo Horn e o Drake. O Sergio é Capitão Amador, com experiência em navegação internacional, em regatas, e especialmente na classe Mini de 21 pés. Já o Ricardo, é velejador experiente de longa data no Saco da Ribeira em Ubatuba. Fonte: https://www.boatshopping.com.br/vela/velejadores-brasileiros-farao-travessia-do-atlantico-sul-em-barco-de-34-pes/

O trajeto escolhido por si só já é um grande desafio, já que enfrentarão ondas de mais de quatro metros e ventos que beiram os 60 km/h, os quais podem facilmente despedaçar o barco não fosse a experiência dos tripulantes. A travessia do Atlântico Sul já foi completada por outros velejadores como Amyr Klink (veja uma matéria sobre ele em https://qtc.ecra.club/2021/07/amyr-klink-e-o-radioamadorismo.html) que circunavegou a Antártida, ou José Spinelli Neto, a bordo do Soneca.

A travessia está prevista para durar cerca de trinta dias, a depender do regime dos ventos, já que contarão com propulsão apenas a vela. Para vencer este desafio, foi necessário muito planejamento, já que a alimentação e a água são itens pouco abundantes devido ao pouco espaço disponível no barco. Além disso, o planejamento da rota em função das condições metereológicas exige muito cuidado.

A equipe contará com apoio em terra composto de um meteorologista profissional, comunicação via satélite e por rádio SSB – com apoio de radioamadores – orientação de nutricionista e orientação médica especializada. Eles também irão atualizar uma página do Facebook com informações da viagem duas vezes ao dia:


O barco também poderá ser rastreado em tempo real por meio do seguinte link:


Os radioamadores que quiserem contactar o barco e fazer companhia aos velejadores, podem sintonizar as frequências de referência que serão utilizadas:

10m: 28.500 kHz por volta das 13:00h (PT2)
80m: 3.650 kHz por volta das 22:00h (PT2) 


Sempre sujeitas a condições das bandas e ocupação das frequências.

O QTC da ECRA agradece ao colega Guillermo PY2BIL e à LABRE-SP, que está apoiando a expedição.

Fontes:
BoatShopping - https://www.boatshopping.com.br/vela/velejadores-brasileiros-farao-travessia-do-atlantico-sul-em-barco-de-34-pes/


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

6 comentários:

  1. Quero dizer o seguinte esse três rapazes já sao mais que vencedores.boa sorte meus amigos com Deus no comando,logico!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que vão utilizar somente satélites comerciais, e não satélites dedicados aos radioamadores :(

    ResponderExcluir
  3. foi onem dia 22?? ou será hoje terça feira 23?? na noticia diz "segunda feira dia 23"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara. Ato falho meu, desculpe. A data prevista foi ontem, 22/11, mas no domingo avisaram que parece que teriam de adiar. Não tive mais notícias e não sei se zarparam. Obrigado por alertar. Já corrigi.

      Excluir
  4. 13h ou 22h "PT2" equivale a qual horário UTC? Procurei esse PT2, mas não encontrei nada a respeito.

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@soratemplates