Com 106 anos, mais antigo radioamador do mundo continua em atividade

Por Alisson Teles Cavalcanti, PR7GA 



O que os ouvintes diriam se estivessem falando com um radioamador com 81 anos... De atividade? Estamos falando do colega Cliff Kayhart, cujo indicativo é W4KPP.



Nascido em 1911, Kayhart foi licenciado pela primeira vez em 1937 como W2LFE em Nova Jersey. Ele então foi W9GNQ antes de se tornar W4KKP. O interesse de Kayhart em radioamadorismo começou no início da década de 1920, quando ele construiu um rádio de cristal. Depois de modificar o indutor, ele começou a ouvir radioamadores operando em AM.



Kayhart se formou no ensino médio apenas alguns meses antes da crise de 1929, e trabalhou como mensageiro e corredor em Wall Street por um curto período de tempo. Ele então conseguiu um emprego na AT&T como radiotelegrafista. Em seguida, ele estudou engenharia aeronáutica na Tristate University, em Indiana. Após passar a década de 1930 em diversos empregos precários por conta da grave crise econômica mundial, seus dias de trabalho aumentaram quando os Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial.

 
Cliff na época em que serviu durante a 2a. Guerra Mundial


Em 1943, após ler em uma revista que o Exército estava formando um novo grupamento focado em telecomunicações, ele decidiu alistar-se. Por causa da sua formação em eletrônica, a ele foi designado o posto de tenente. Após receber treinamento adicional, ele foi designado a ir para o Havaí, e de lá foi enviado para Iwo Jima, chegando no dia do icônico levantamento de bandeiras no Monte Suribachi. Lá, ele foi encarregado de instalar transmissores AM do tipo comercial para prover comunicação entre Washington, São Francisco, China e Havaí. Junto com outros companheiros, ele estendeu linhas de transmissão abertas e instalou antenas do tipo rômbicas fixas.

 
Cartão QSL do nosso colega


Hoje nosso colega Cliff está ativo nas faixas, inclusive nos modos digitais. Clique aqui e veja sua página no site QRZ.COM e confira muitas fotos. Vários colegas nos EUA têm feito QSOs com ele e ouvido suas muitas histórias desses 81 anos de atividade como radioamador. E neste próximo mês de Outubro, Cliff completará 107 anos de vida. Desejamos a ele ainda muitos anos de operação e diversão em nosso amado Hobby!
Cliff operando em sua estação

Um comentário:

  1. Que coisa extraordinária! O homem conheceu o início do radioamadorismo e ativo até 2020. Só não continuou por causa da maldita Covid 19!

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@soratemplates