QTC INTEGRAÇÃO – 3ª ed./2019
Em 27/03/2019
Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 03 de 2019. Hoje, 27 de Março de 2019.
Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.
O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. e echolink PR7GA-L
Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.
LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7PR.
Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.
Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?
MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 27/03/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
- INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS PROVAS DA ANATEL
- 100º ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE VOZ TRANSATLÂNTICA
- SUPERESTAÇÃO HAARP: CIÊNCIA, ARTE E RADIOAMADORISMO
- RADIOAMADOR CAMPINENSE FICA EM PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO INTERNACIONAL
- PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
- NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7PR
- BOLETOS DO FISTEL 2019: PRAZO SE ENCERRA NESTA SEMANA
- UMA PEQUENA HISTÓRIA COM UM FINAL FELIZ
- APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA PERMITE VISUALIZAR SATÉLITES NO CÉU
- 5º ENCONTRO DE MATURÉIA SERÁ REALIZADO EM 06 E 07 DE ABRIL
100º aniversário da primeira transmissão de voz transatlântica
Por Alisson, PR7GA
Durante 2019, um indicativo especial estará sendo ouvido nas bandas de HF em todo o mundo: EI-100-YXQ estará no ar para comemorar o 100º aniversário da primeira transmissão de voz transatlântica entre a Europa e a América do Norte. 19 de março de 2019 é a data de aniversário, e neste dia, a associação de radioamadores local e outros colegas estarão QRV a partir do local da antiga estação de rádio Marconi em todas as bandas, todos os modos, na cidade de Ballybunion, Irlanda. Uma estação especial foi instalada lá para comemorar este evento histórico, e o evento contou com a presença da princesa Elettra (filha de Marconi), bem como seu filho, o príncipe Marconi e sua esposa, a princesa Victoria.
A partir deste local foi estabelecida a primeira comunicação de voz sem fio de leste a oeste através do Atlântico, em março de 1919, usando o indicativo de chamada YXQ. A comunicação foi tentada em uma direção apenas com o transmissor localizado em Ballybunion e o receptor em Louisburg, no Canadá.
A Marconi Company escolheu Ballybunion por causa de sua área ser bem plana, por ser bastante distante de áreas montanhosas e por causa de sua linha direta para os EUA. A empresa comprou cerca de 29 hectares de terra e o trabalho de construção foi iniciado em abril de 1912. O material para a construção foi transportado num trem por dezesseis quilômetros até Ballybunion, onde os últimos 1000 metros foram vencidos utilizando cavalos e carroças até o local da estação.
O grande motor da casa de força, que vinha em seções, tinha que ser trazido por estrada, puxado por uma locomotiva a vapor, porque a estrada de ferro não conseguia suportar o imenso peso e volume desse motor. Levou três semanas para percorrer os dezesseis quilômetros e, em alguns lugares, a estrada precisou ser revestida com aço para conseguir suportar a carga. Mais de 100 pessoas trabalharam na construção.
A antena consistia de sete mastros, sendo o mastro central com 150 metros de altura e os outros seis de 100 metros de altura. Foram então esticados fios entre o mastro central e os outros, numa espécie de guarda chuva.
Porém, aproximadamente às oito horas de uma noite tempestuosa, antes da conclusão do mastro central, o vento forte fez tombar o mastro central, que por sua vez puxou os outros, vindo todos abaixo num estrondo que foi ouvido por muitos quilômetros.
Quando foi reconstruído, o mastro foi feito de madeira de pinho, assim como os outros seis. O local também continha uma ferrovia em miniatura para transportar materiais entre a casa de força e a estação de transmissão, situada a cerca de 400 metros de distância para evitar interferência e ruídos.
Em 1914, a estação estava em pleno funcionamento e foi controlada durante o período da Grande Guerra pela Marinha Real Britânica. Em 1918, após o fim da guerra, muitos experimentos foram conduzidos em Ballybunion para atualizar equipamentos e em março de 1919 o primeiro transmissor de telefonia foi instalado usando uma potência de 2,5 Kw. A primeira pessoa a usar o microfone de Ballybunion e ser ouvida do outro lado do Atlântico, em Nova Escócia, foi o engenheiro de Marconi, o Sr. W. T. Ditcham. Sua voz foi a primeira a ser ouvida da Europa para a América, e o comprimento de onda foi de 3.800 metros ou aproximadamente 79KHz.
"Olá Canadá. Olá Canadá. Esta é a estação transmissora de válvulas Marconi, em Ballybunion, na Irlanda, com um comprimento de onda de 3800 metros. Você pode me ouvir? Por favor, reporte sinais."
É preciso observar que não foi fácil. Cada tentativa de contato foi feita entre 10h e 13h durante vários dias. E não havia como saber se o sinal havia sido recebido do outro lado. A transmissão era unidirecional.
Como curiosidade, a população local ainda se lembra do barulho da grande roldana e das grandes correias que se agitavam enquanto giravam o gerador. Nas noites claras e geladas, o som era carregado por quilômetros. A roldana, de 10 metros de diâmetro, ficava no subsolo.
Após este grande feito, o rádio foi se tornando popular, e as transmissões para o grande público se multiplicaram.
Fontes:
https://www.kerryamateurradiogroup.com/marconi-station.php
https://www.rte.ie/archives/2015/0518/701871-hello-canada-hello-canada/
https://www.facebook.com/BallybunionNews/videos/372999439965738/
http://www.engineersjournal.ie/2018/01/23/marconi-ireland-radio-age/
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Superestação HAARP estará no ar mesclando ciência, arte e radioamadorismo
Por Alisson, PR7GA
Já divulgamos no ano passado aqui no QTC informações sobre a superestação HAARP, sigla em inglês para Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Freqüência do Alasca (HAARP). Em resumo, trata-se de uma estação transmissora de rádio capaz de emitir sinais da ordem dos megawatts de potência diretamente para ionosfera, potência tão grande que é capaz de gerar auroras boreais artificiais. Pois bem, o HAARP está se preparando para seu programa de pesquisa de primavera. A atividade ocorrerá nesta semana, de 25 a 29 de março. O cientista-chefe do HAARP, Chris Fallen, que é radioamador, disse que as investigações vão da teoria física prática à fundamental.
O HAARP consta de um espaço de cerca de 130 mil metros quadrados onde uma série de antenas dipolo cruzadas são alimentadas por transmissores gigantescos. O lugar foi construído na década de 1990 pelas forças armadas dos EUA e hoje se encontra sob controle da Universidade do Alaska. O objetivo da pesquisa no HAARP é o estudo dos processos físicos em ação nas partes mais altas de nossa atmosfera, chamadas termosfera e ionosfera. Veja abaixo um vídeo panorâmico mostrando as instalações do HAARP:
Desde 2015, a maior parte dos experimentos de pesquisa realizados no HAARP estão na física dos plasmas. No entanto, existe um grande potencial de pesquisa em propagação de rádio. Muito poucos experimentos foram feitos com a transmissão de áudio e imagens estáticas.
O HAARP será utilizado para transmitir em ondas curtas entre 2,7 e 10 MHz, sendo que a maioria dos experimentos ficarão abaixo de 4 MHz ou 5 MHz). Durante a campanha de outono, no final de 2018, os cientistas investigaram o "airglow" radio-realçado - ou "aurora artificial" - incluindo sua relação com a aurora natural e seu uso para medir ventos de alta altitude na termosfera; a geração ionosférica de ondas de rádio de muito baixa frequência (VLF), além de testar novas aplicações de comunicações de estruturas de plasma ionosféricas artificiais.
Além dos programas usuais de pesquisa, esta temporada também contará com uma transmissão especial que misturará ciência, arte e radioamadorismo. Trata-se de transmissões de imagens em SSTV, juntamente com a geração de auroras boreais artificiais numa apresentação de arte.
O projeto é de autoria da professora Amanda Dawn Christie, da Universidade de Concordia e se chama Ghosts in the Air Glow. Trata-se de um projeto de transmissão ionosférica usando o HAARP para brincar com os limites do espaço exterior. Combinando experimentos de brilho aéreo na ionosfera - falsas auroras criando pontos suaves e brilhantes no céu - com imagens SSTV, sinais de áudio e imagem articulados pela artista Amanda Dawn Christie serão recebidos e decodificados via equipamentos SDR (Software Defined Radio) por radioamadores em todo o mundo e transmitidos on-line ao vivo para aqueles que não possuem o equipamento ou experiência para recepção. Para as transmissões finais, serão organizados encontros públicos em várias cidades, onde as pessoas poderão assistir as transmissões ao vivo.
As frequências utilizadas serão 2.800, 3.100, 3.200, 3.350, 3.500, 3.800, 3.900, 4.000, 4.250, 4.500, 4.800, 4.900, 5.100, 6.900, 7.400, 7.700, 7.800, 7.900 e 8.000 KHz.
As transmissões do projeto começarão na madrugada de segunda para terça, 00:30 - 01:30 UTC em 26 de março; de terça para quarta das 02:00 - 03:00 UTC em 27 de março; na quinta das 08:00 - 09:00 UTC em 28 de março e na sexta das 06:00 - 07:00 em 29 de março, sujeito a alterações.
No horário de Brasília, as transmissões serão na segunda, 09:30 - 22:30 em 25 de março; na madrugada de terça para quarta das 23:00 - 00:00 em 27 de março; na quinta das 05:00 - 06:00 em 28 de março e na sexta das 03:00 - 04:00 em 29 de março, sujeito a alterações.
Já as transmissões "normais" do HAARP sempre se darão entre 22:30 às 03:00 UTC (19:30 às 00:00, no horário de Brasília) e novamente entre 05:00 e 09:00 UTC (02:00 às 06:00 no horário de Brasília). Esta temporada será a última conduzida por Chris Fallen, já que ele deixará a UAF em 30 de março.
Fontes:
http://www.arrl.org/news/haarp-gearing-up-for-its-spring-research-campaign
https://www.ghostsintheairglow.space/
Por Alisson, PR7GA
Já divulgamos no ano passado aqui no QTC informações sobre a superestação HAARP, sigla em inglês para Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Freqüência do Alasca (HAARP). Em resumo, trata-se de uma estação transmissora de rádio capaz de emitir sinais da ordem dos megawatts de potência diretamente para ionosfera, potência tão grande que é capaz de gerar auroras boreais artificiais. Pois bem, o HAARP está se preparando para seu programa de pesquisa de primavera. A atividade ocorrerá nesta semana, de 25 a 29 de março. O cientista-chefe do HAARP, Chris Fallen, que é radioamador, disse que as investigações vão da teoria física prática à fundamental.
O HAARP consta de um espaço de cerca de 130 mil metros quadrados onde uma série de antenas dipolo cruzadas são alimentadas por transmissores gigantescos. O lugar foi construído na década de 1990 pelas forças armadas dos EUA e hoje se encontra sob controle da Universidade do Alaska. O objetivo da pesquisa no HAARP é o estudo dos processos físicos em ação nas partes mais altas de nossa atmosfera, chamadas termosfera e ionosfera. Veja abaixo um vídeo panorâmico mostrando as instalações do HAARP:
Desde 2015, a maior parte dos experimentos de pesquisa realizados no HAARP estão na física dos plasmas. No entanto, existe um grande potencial de pesquisa em propagação de rádio. Muito poucos experimentos foram feitos com a transmissão de áudio e imagens estáticas.
O HAARP será utilizado para transmitir em ondas curtas entre 2,7 e 10 MHz, sendo que a maioria dos experimentos ficarão abaixo de 4 MHz ou 5 MHz). Durante a campanha de outono, no final de 2018, os cientistas investigaram o "airglow" radio-realçado - ou "aurora artificial" - incluindo sua relação com a aurora natural e seu uso para medir ventos de alta altitude na termosfera; a geração ionosférica de ondas de rádio de muito baixa frequência (VLF), além de testar novas aplicações de comunicações de estruturas de plasma ionosféricas artificiais.
Além dos programas usuais de pesquisa, esta temporada também contará com uma transmissão especial que misturará ciência, arte e radioamadorismo. Trata-se de transmissões de imagens em SSTV, juntamente com a geração de auroras boreais artificiais numa apresentação de arte.
O projeto é de autoria da professora Amanda Dawn Christie, da Universidade de Concordia e se chama Ghosts in the Air Glow. Trata-se de um projeto de transmissão ionosférica usando o HAARP para brincar com os limites do espaço exterior. Combinando experimentos de brilho aéreo na ionosfera - falsas auroras criando pontos suaves e brilhantes no céu - com imagens SSTV, sinais de áudio e imagem articulados pela artista Amanda Dawn Christie serão recebidos e decodificados via equipamentos SDR (Software Defined Radio) por radioamadores em todo o mundo e transmitidos on-line ao vivo para aqueles que não possuem o equipamento ou experiência para recepção. Para as transmissões finais, serão organizados encontros públicos em várias cidades, onde as pessoas poderão assistir as transmissões ao vivo.
As frequências utilizadas serão 2.800, 3.100, 3.200, 3.350, 3.500, 3.800, 3.900, 4.000, 4.250, 4.500, 4.800, 4.900, 5.100, 6.900, 7.400, 7.700, 7.800, 7.900 e 8.000 KHz.
As transmissões do projeto começarão na madrugada de segunda para terça, 00:30 - 01:30 UTC em 26 de março; de terça para quarta das 02:00 - 03:00 UTC em 27 de março; na quinta das 08:00 - 09:00 UTC em 28 de março e na sexta das 06:00 - 07:00 em 29 de março, sujeito a alterações.
No horário de Brasília, as transmissões serão na segunda, 09:30 - 22:30 em 25 de março; na madrugada de terça para quarta das 23:00 - 00:00 em 27 de março; na quinta das 05:00 - 06:00 em 28 de março e na sexta das 03:00 - 04:00 em 29 de março, sujeito a alterações.
Já as transmissões "normais" do HAARP sempre se darão entre 22:30 às 03:00 UTC (19:30 às 00:00, no horário de Brasília) e novamente entre 05:00 e 09:00 UTC (02:00 às 06:00 no horário de Brasília). Esta temporada será a última conduzida por Chris Fallen, já que ele deixará a UAF em 30 de março.
Fontes:
http://www.arrl.org/news/haarp-gearing-up-for-its-spring-research-campaign
https://www.ghostsintheairglow.space/
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Radioamador campinense fica em primeiro lugar em concurso internacional
Por Alisson, PR7GA
Dentre as muitas facetas que o radioamadorismo oferece, está o que poderíamos chamar de "radioesporte", com seus vários concursos de nível nacional e internacional. Nesses concursos, também denominados de "contestes", os seus participantes tentam fazer o maior número de contatos com o maior número de países ou estações especiais que puderem, e assim, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, recebem prêmios em forma de placas comemorativas, medalhas e troféus.
Dentre os muitos concursos que existem no meio radioamadorístico, alguns são organizados aqui no Brasil mas não são abertos ao mundo todo. Os que são abertos para todos os continentes tem sido muito prestigiados. São eles o CVA (Concurso Verde Amarelo, organizado pelo Exército Brasileiro) e o CQMM DX CONTEST (antigo Concurso Manchester Mineira) , organizado pelo CWJF GROUP, sendo este o maior concurso de CW da América do Sul, que em 2019 estará chegando à sua 9ª edição. É um tradicional concurso que começou no início dos anos 90 (1993) , apenas para brasileiros, mas depois foi aberto às Américas, e por fim, em 2011, ao mundo todo. Ele acontece sempre no terceiro fim de semana do mês de Abril de cada ano, e este ano ele será realizado nos dias 20 e 21 de Abril. Seu início, a partir deste ano , começará no sábado às 06:00 BR ou 09:00 UTC , indo até às 23:59 UTC ou 20:59 BR de domingo.
Organizado pelo CWJF ou Grupo Juizforense de CW da cidade de Juiz de Fora, MG, a edição do ano passado congregou mais de mil participantes de 98 países do mundo. Eles trocaram entre si mais de 95 mil contatos confirmados durante os dois dias do concurso.
Este ano, merece destaque o desempenho do nosso amigo e colega radioamador Gildo Bento, PR7GY, campinense de nascimento e também do time do coração. Gildo é telegrafista de paixão, e sempre que o batente permite, ele passa longas horas em sua estação caçando figurinhas ou simplesmente batendo papo com os amigos via código morse, seu modo preferido. Apaixonado pela telegrafia, Gildo acumula prêmios nacionais e internacionais, incluindo os primeiros lugares em diversos concursos, dentre eles, os nossos CQMM e CVA, além de outros organizados por vários países do mundo.
Ao contrário do que possa parecer, a estação de Gildo não é composta de antenas gigantescas, rádios moderníssimos de ponta ou quilowatts de potência. Seu "shack" está dentro da média do que se pode encontrar em qualquer outra estação brasileira e nordestina. Porém, o que sobressai mesmo ali é o talento e o ouvido "de tuberculoso" do operador, que confessa já ter passado muitas noites inclaro, com fone de ouvido, para conseguir seus objetivos nos concursos ou para tentar fazer um contato com alguma estação rara.
Este ano, mais uma vitória. Foi divulgado esta semana o resultado do CQMM e mais uma vez lá está o PR7GY. Em 2018, Gildo conseguiu o primeiro lugar mundial na categoria 20 metros, operador único e até 100W de potência. Ele conseguiu obter mais de 100 mil pontos, o que lhe assegurou, além do primeiro lugar mundial em 2018, o estabelecimento do recorde sulamericano absoluto do concurso. Em 2017, ele também conseguiu o primeiro lugar mundial, porém na categoria 15 metros, operador único, até 100w de potência.
A equipe do QTC da ECRA, representando toda a sua diretoria e associados, além de toda a comunidade radioamadorística campinense, congratula-se com nosso amigo e professor Gildo PR7GY pela especial vitória alcançada no concurso CQMM e deseja-lhe sucesso em todos os concursos e também muitas conquistas neste nosso maravilhoso Hobby.
Para maiores informações sobre o concurso CQMM, acesse a página oficial:
http://www.cqmmdx.com/
VIVA O RADIOAMADORISMO!!!
Dentre os muitos concursos que existem no meio radioamadorístico, alguns são organizados aqui no Brasil mas não são abertos ao mundo todo. Os que são abertos para todos os continentes tem sido muito prestigiados. São eles o CVA (Concurso Verde Amarelo, organizado pelo Exército Brasileiro) e o CQMM DX CONTEST (antigo Concurso Manchester Mineira) , organizado pelo CWJF GROUP, sendo este o maior concurso de CW da América do Sul, que em 2019 estará chegando à sua 9ª edição. É um tradicional concurso que começou no início dos anos 90 (1993) , apenas para brasileiros, mas depois foi aberto às Américas, e por fim, em 2011, ao mundo todo. Ele acontece sempre no terceiro fim de semana do mês de Abril de cada ano, e este ano ele será realizado nos dias 20 e 21 de Abril. Seu início, a partir deste ano , começará no sábado às 06:00 BR ou 09:00 UTC , indo até às 23:59 UTC ou 20:59 BR de domingo.
Organizado pelo CWJF ou Grupo Juizforense de CW da cidade de Juiz de Fora, MG, a edição do ano passado congregou mais de mil participantes de 98 países do mundo. Eles trocaram entre si mais de 95 mil contatos confirmados durante os dois dias do concurso.
Este ano, merece destaque o desempenho do nosso amigo e colega radioamador Gildo Bento, PR7GY, campinense de nascimento e também do time do coração. Gildo é telegrafista de paixão, e sempre que o batente permite, ele passa longas horas em sua estação caçando figurinhas ou simplesmente batendo papo com os amigos via código morse, seu modo preferido. Apaixonado pela telegrafia, Gildo acumula prêmios nacionais e internacionais, incluindo os primeiros lugares em diversos concursos, dentre eles, os nossos CQMM e CVA, além de outros organizados por vários países do mundo.
Ao contrário do que possa parecer, a estação de Gildo não é composta de antenas gigantescas, rádios moderníssimos de ponta ou quilowatts de potência. Seu "shack" está dentro da média do que se pode encontrar em qualquer outra estação brasileira e nordestina. Porém, o que sobressai mesmo ali é o talento e o ouvido "de tuberculoso" do operador, que confessa já ter passado muitas noites inclaro, com fone de ouvido, para conseguir seus objetivos nos concursos ou para tentar fazer um contato com alguma estação rara.
Este ano, mais uma vitória. Foi divulgado esta semana o resultado do CQMM e mais uma vez lá está o PR7GY. Em 2018, Gildo conseguiu o primeiro lugar mundial na categoria 20 metros, operador único e até 100W de potência. Ele conseguiu obter mais de 100 mil pontos, o que lhe assegurou, além do primeiro lugar mundial em 2018, o estabelecimento do recorde sulamericano absoluto do concurso. Em 2017, ele também conseguiu o primeiro lugar mundial, porém na categoria 15 metros, operador único, até 100w de potência.
A equipe do QTC da ECRA, representando toda a sua diretoria e associados, além de toda a comunidade radioamadorística campinense, congratula-se com nosso amigo e professor Gildo PR7GY pela especial vitória alcançada no concurso CQMM e deseja-lhe sucesso em todos os concursos e também muitas conquistas neste nosso maravilhoso Hobby.
Para maiores informações sobre o concurso CQMM, acesse a página oficial:
http://www.cqmmdx.com/
VIVA O RADIOAMADORISMO!!!
PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7PR
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
BOLETOS DO FISTEL 2019: PRAZO PARA PAGAMENTO SE ENCERRA NESTA SEMANA
Por Alisson, PR7GA
Reiteramos a todos os colegas radioperadores, sejam radioamadores ou operadores da faixa do cidadão, que o prazo estabelecido para pagamento de nossas obrigações anuais junto à Anatel se encerra no último dia de Março. Pague seu fistel em dia!
Ciente da dificuldade que muitos colegas radioamadores e operadores da Faixa do Cidadão têm de realizar esta tarefa, o QTC da ECRA criou este guia para ajudar a todos nesse sentido. Acompanhe no nosso BLOG ou acesse diretamente pelo link
http://fistel.ecra.club
É importante lembrar que o pagamento anual das taxas do FISTEL é obrigatório para todos os radioperadores do Brasil, sejam radioamadores, sejam operadores da faixa do cidadão. O não pagamento destas taxas sujeita o devedor a multa em caso de fiscalização por parte da ANATEL e até o cancelamento de sua licença. O prazo máximo para pagamento sem multa vai até o dia 31 de março, sendo que o pagamento poderá ser feito sem multa até a segunda feira, dia 01 de Abril.
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Uma pequena história com um final feliz
Adaptado por Alisson, PR7GA
Poucas vezes na vida um radioamador tem a oportunidade de ser verdadeiramente útil a alguém, mas quando essa oportunidade chega, nós a agarramos com força e fazemos todos os esforços para que nossa experiência e habilidade realmente sirvam àqueles que precisam dela. É o espírito que nos move e nos encoraja, aquele que tentamos transmitir às novas gerações. É o radioamadorismo.
Hoje apresentamos uma curta mas feliz história. Seu personagem principal chama-se Don Martín, um colono que vive ao sul do Chile na região da cidade de Cochrane, um lugar paradisíaco, mas totalmente isolado.
Don Martín tem um rádio que o governo chileno lhe forneceu para que ele possa se comunicar com a cidade de Cochrane e seus "vizinhos", a fim de romper o isolamento em que vive, mas um dia o equipamento falhou e Don Martín não pôde mais se comunicar, o que o deixou completamente isolado.
Um conhecido de Don Martin soube do ocorrido e pensou que talvez os radioamadores pudessem ajudar seu amigo. Ele então fez contato com o Radio Club do Chile e pediu ajuda. Seria uma uma tarefa difícil: tentar saber o que aconteceu com o transceptor, fazer um diagnóstico e o conserto à distância, etc. No entanto, eles conseguiram estabelecer uma ponte de comunicação e assim, depois de muitas perguntas e respostas trocadas, eles conseguiram descobrir o defeito e deram instruções para resolvê-lo.
Ontem à noite, Don Martín pôde estabelecer contato novamente com a cidade, o que o deixou muito feliz e agradecido a todos aqueles que participaram do seu "resgate". Ao mesmo tempo, os heróis desta história sentem-se mais do que felizes em poder servir e com muito orgulho de ser radioamadores.
VIVA O RADIOAMADORISMO!
Fonte: http://www.ce3aa.cl/una-pequena-historia-con-un-final-feliz/
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Adaptado por Alisson, PR7GA
Poucas vezes na vida um radioamador tem a oportunidade de ser verdadeiramente útil a alguém, mas quando essa oportunidade chega, nós a agarramos com força e fazemos todos os esforços para que nossa experiência e habilidade realmente sirvam àqueles que precisam dela. É o espírito que nos move e nos encoraja, aquele que tentamos transmitir às novas gerações. É o radioamadorismo.
Hoje apresentamos uma curta mas feliz história. Seu personagem principal chama-se Don Martín, um colono que vive ao sul do Chile na região da cidade de Cochrane, um lugar paradisíaco, mas totalmente isolado.
Don Martín tem um rádio que o governo chileno lhe forneceu para que ele possa se comunicar com a cidade de Cochrane e seus "vizinhos", a fim de romper o isolamento em que vive, mas um dia o equipamento falhou e Don Martín não pôde mais se comunicar, o que o deixou completamente isolado.
Um conhecido de Don Martin soube do ocorrido e pensou que talvez os radioamadores pudessem ajudar seu amigo. Ele então fez contato com o Radio Club do Chile e pediu ajuda. Seria uma uma tarefa difícil: tentar saber o que aconteceu com o transceptor, fazer um diagnóstico e o conserto à distância, etc. No entanto, eles conseguiram estabelecer uma ponte de comunicação e assim, depois de muitas perguntas e respostas trocadas, eles conseguiram descobrir o defeito e deram instruções para resolvê-lo.
Ontem à noite, Don Martín pôde estabelecer contato novamente com a cidade, o que o deixou muito feliz e agradecido a todos aqueles que participaram do seu "resgate". Ao mesmo tempo, os heróis desta história sentem-se mais do que felizes em poder servir e com muito orgulho de ser radioamadores.
VIVA O RADIOAMADORISMO!
Fonte: http://www.ce3aa.cl/una-pequena-historia-con-un-final-feliz/
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Aplicativo de realidade aumentada permite visualizar satélites no céu
Por Alisson, PR7GA, com informações do QTC Falado da Labre-AL
Você já se deu conta que, ao olhar para o céu, naquele exato momento existem inúmeros satélites que estão voando acima de sua cabeça? Sim, é verdade. Porém, a menos que você seja bastante persistente e saiba exatamente quando e para onde olhar, a probabilidade de você enxergar um é bem pequena.
Aqui no QTC da ECRA frequentemente temos trazido matérias sobre os diversos satélites para radioamador que existem atualmente para nosso desfrute, além da ISS, a Estação Espacial Internacional. Porém, muitas vezes a percepção de que realmente há coisas feitas pelo homem que estão por aí flutuando sobre as nossas cabeças pode parecer um tanto quanto abstrata.
Pois bem, para aqueles que tem celulares ou tablets Android, há uma forma bastante divertida de perceber a presença destes objetos celestes. É um aplicativo chamado Satellite AR. Ele permite visualizar, por meio de realidade aumentada, todos os satélites que estão sobrevoando o lugar aonde você está. Utilizando a câmera do celular, você aponta para o céu e o aplicativo projeta na tela do celular os satélites visíveis, como por mágica.
É possível selecionar vários grupos de satélites. Com um toque nas configurações, dá pra selecionar os satélites de radioamador, os satélites do sistema GPS, cubesats, Directv e até uma seleção dos satélites que têm maior probabilidade de serem vistos a olho nu.
Basta apontar a câmera do seu celular para o céu e pequenos ícones rastreiam a localização de vários satélites. Para muitos, uma linha indica seu caminho projetado no céu. Aqueles voando à luz do sol são rotulados em amarelo, e aqueles que estão na sombra da Terra ou da Lua, em azul.
A melhor ocasião para ver satélites a olho nu é logo após o anoitecer ou pouco antes do amanhecer, quando a sombra da Terra está em um ângulo bastante pequeno do ponto de vista do observador e os satélites ainda estão iluminados pela luz solar direta. O aplicativo também contém um mapa estelar simples. As 2000 estrelas mais brilhantes são mostradas como pontos brancos na tela, para ajudar o usuário a alinhar a exibição do aplicativo com o céu acima.
Para baixar o aplicativo, basta abrir a Play Store e buscar por Satellite AR.
Boa caçada!
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
5º ENCONTRO DE MATURÉIA SERÁ REALIZADO EM 06 E 07 DE ABRIL
O início do mês de Abril vindouro marca a realização de mais um encontro de radioamadores de moito sucesso em toda a região: Trata-se do Encontro Técnico e Ecológico de Radioamadores do Pico do Jabre em Maturéia, que em 2019 chega à sua 5ª edição.
Nos dias 06 e 07 de Abril, os colegas do sertão de de muitas outras regiões paraibanas e de estados circunvizinhos se reunirão no Restaurante O Caboclo, localizado na cidade de Maturéia, aos pés do Pico do Jabre.
A programação anunciada seguirá o seguinte cronograma:
No sábado dia 06, os participantes serão recepcionados a partir das 20h com muita música ao som de URANO SHOW BAILE, da cidade de Santa Luzia. além da participação de nosso colega Zé Maria, PY7JM, vindo de Surubim-PE.
No domingo, cedinho às 07h se iniciam as inscrições e o café da manhã, que será servido até as 09h, quando o evento será oficialmente aberto pelos seus organizadores. Em seguida é a vez da aguardada e bem prestigiada feira de eletro-troca, onde todos os participantes terão a oportunidade de vender, trocar e comprar diversos artigos e equipamentos. Ao meio dia, inicia-se o almoço, e concomitantemente, o tradicional sorteio de brindes que contará com a distribuição de 07 HTs entre os participantes do evento e 01 HT para a maior caravana. Além disso, haverá o sorteio de uma estação completa, constando de rádio base, fonte de alimentação, cabo coaxial e antena, a partir de 100 inscrições confirmadas.
O valor do KIT custa 40 reais.
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.
Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.
Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!
BOA NOITE
COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES
QRA | NOME | QTH | QRA | NOME | QTH | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário