Defesa Civil de Santa Catarina simula ocorrências com o apoio de radioamadores



Foi realizado nesta semana no 13º Batalhão Bombeiro Militar, em Balneário Camboriú, SC, um simulado de mesa de emergência marítima. O objetivo foi preparar as equipes de emergência para atuar em ocorrências que envolvam embarcações e passageiros. No caso, foram simuladas duas ocorrências. 

A primeira, um acidente no mar envolvendo 2 embarcações com cerca de 100 pessoas. Foram analisadas ações em diversas áreas, desde alterações no trânsito para o apoio do deslocamento das equipes, resgate, mobilização de um hospital de campanha, transporte de feridos e manejo de corpos.

No segundo incidente 150 pessoas foram evacuadas de uma área de encosta e levadas ao abrigo. Para isso, foi analisada a mobilização de transporte, equipe que gerência o abrigo, triagem, montagem de ambulatório, alimentação e cuidado com animais. O exercício durou 2 horas e foi considerado um sucesso pelos participantes.

Para aumentar o grau de realismo, a Rede Nacional de Emergência de Radio Amadores (RENER) montou uma estrutura para comunicação de rádio no local. Durante o exercício foram distribuídos rádios ao departamento de Crise, Comando e Abrigo além do Posto diretor rádio que foi gerenciado pelo Glenn PP5FE. No Setor de Gerenciamento de Crise ficou o Roberto Veiga PU5ARV. Tudo ficou funcionando com o uso dos rádios simultaneamente. 

Estiveram acompanhando a simulação sargentos e oficiais do Corpo de Bombeiros de Brumadinho que ficaram admirados com a integração dos radioamadores junto à Defesa Civil.

No Estado de Santa Catarina, a RENER por meio da Labre coordenada pelo Glenn PP5FE compõe o GRAC - Grupo de Resposta e Ações Coordenadas da Defesa Civil de SC e no estado faz parte do GRAC os Municípios de Blumenau, Balneário Camboriú e Rio do Sul. Sua atuação tem dado excelentes resultados em situações reais, quando há colapso das redes de comunicações eventuais, ou em apoio paralelo de comunicação, facilitando o trânsito de informações em outras redes e tornando mais ágeis os atendimentos emergenciais.

No total participaram diretamente do exercício, organizado pela Coordenadoria Municipal de Balneário Camboriú, 54 profissionais de 26 instituições. Já os resultados foram acompanhados e avaliados por quatro observadores das instituições participantes. A iniciativa é uma preparação para o grande simulado de campo que será realizado no mês de outubro.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM

@soratemplates