Escola em Roraima fará contatos via satélite em projeto multidisciplinar nesta quarta

Por Paulo, PV8DX


Continuando com projetos relacionados ao radioamadorismo no ambiente escolar.

Estamos desde maio desenvolvendo um trabalho interdisciplinar com professores de Física e Geografia. Nesta quarta, dia 16, haverá um evento de mostra de ciências e vamos aproveitar para divulgar o trabalho e nosso hobby científico, bem como  demonstrar o que os alunos estão aprendendo.

O Gestor da escola solicitou a autorização/utilização do transponder do satélite LAPAN IO-86. A pegada do satélite contemplará quase todo o Brasil. O satélite tem boa potência e pode-se ouvir na QRG 435.880MHz - FM. Tentaremos em algum momento o envio de imagem via SSTV. Alunos e professores terão oportunidade de experimentar o fascinante hobby.

O satélite estará ativo entre 10:10 e 10:26 da manhã, e das 15:24 às 15:40, horário de Brasília.


Solicitação do Gestor da escola à entidade que administra o satélite LAPAN


Além disto, temos a equipe da Inglaterra do CUBESAT Educacional FUNCUBE, divulgando em sua telemetria este evento. 


Telemetria do satélite FUNCUBE divulgando o evento de quarta


Uma ótima chance de divulgarmos e termos nosso futuro no rádio. Muitos de nós conheceu o rádio  em alguma apresentação  e ficou latente a idéia de um dia experimentar. Talvez, esquecemos de retribuir o que nossos antepassados nos proporcionaram.

Até o fim de semana teremos um vídeo do evento. Publicarei.

Grato a todos pela atenção.

73 de Paulo PV8DX
________________________

Nota de PR7GA:

Antes de mais nada, a operação desta quarta tem por objetivo maior a demonstração do radioamadorismo para os alunos e docentes da escola de Roraima. Por isso, pedimos aos colegas que queiram participar que dêem preferência à estação lá montada, de forma que haja maior proveito por parte do pessoal de lá. Inclusive, como o público não é muito versado nos detalhes técnicos, pois serão na maioria alunos do ensino médio, devemos dar mais ênfase ao nosso nome e estado, obviamente sem esquecer do indicativo. Simplificando nosso linguajar, sem esquecer da ética e da técnica, o proveito será bem maior!

Por fim, uma informação importante aos que quiserem ouvir o LAPAN nesta ativação em 16/10 e não estão familiarizados com operação via satélite: Devido ao efeito Doppler, a frequência de transmissão do LAPAN para quem estiver recebendo variará 9KHz para cima e para baixo em torno da frequência central, 435,880 MHz. Assim, no início da passagem estará por volta de 435,889 MHz e irá "descendo" até uns 435,871 MHz. Para poder ouvir corretamente, devido à largura de banda dos HTs e rádios, o ideal é deixar na frequência de 435,885 MHz e ir descendo de 5 em 5 KHz até 435,875 MHz. Ou seja:

435,885 MHz no início da passagem
435,880 MHz no meio da passagem
435,875 MHz no fim da passagem

Pela sua potência, é bem possível ouvi-lo somente com a anteninha do HT ou com uma simples antena 1/4 de onda vertical, principalmente se houver visada de oeste a leste, sem obstáculos como prédios ou montanhas próximas.

Para maiores informações, acesse o site da Labre-Roraima com informações sobre o evento: http://www.labre-rr.org/16out2019.html

Viva o radioamadorismo na educação!

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

2 comentários:

  1. Olá Paulo! Que projeto lindo. Gostaria de ter maiores informações sobre o mesmo e também como foi a aceitação e implantação desta atividade interdisciplinar para a direção da escola. Gostaria muito de um contato contigo. PU2NQI TKS e sempre QAP/QRV

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@soratemplates