Por Ricardo Benedito – PU2RKA
Durante uma simples caminhada por uma rua, podemos aproveitar o movimento dos carros para treinar transmissão CW a 20 ppm (palavras por minuto), que é uma velocidade superior à máxima exigida na prova de telegrafia da ANATEL (15 ppm). Como isso é possível? Vamos explicar em seguida.
Considerando-se que os carros em uma via local andam na velocidade máxima permitida de 40 km/h (11 m/s) e um pedestre dá um passo de 1 m a cada segundo, teremos a situação mostrada na figura abaixo.
A velocidade de aproximação entre o carro e o pedestre corresponde à soma dos módulos das velocidades individuais de ambos, ou seja, 12 m/s (a velocidade do pedestre tem sinal contrário à do carro porque eles estão em sentidos opostos, mas no somatório esse sinal negativo é ignorado).
Para uma pessoa com boa acuidade visual, a leitura de uma placa automotiva pode ser feita com nitidez a partir de uma distância média de 36 metros (algumas pessoas vão conseguir ler com até 50 metros, outras com uns 30 metros). Esse valor pode ser obtido empiricamente de forma muito simples: basta você parar na calçada a uma determinada distância de uma lombada, enquanto os carros passam, de forma a conseguir visualizar nitidamente as placas.
Com essas informações, podemos obter o intervalo de tempo ∆𝑡 disponível para a leitura da placa dividindo-se o espaço de contato visual pela velocidade relativa de aproximação, ou seja,
Dessa forma, se a conversão dos caracteres alfanuméricos da placa (ou pelo menos os caracteres literais, para os iniciantes, como é o meu caso!) em CW for realizada no transcorrer desse intervalo de tempo, teremos uma velocidade teórica de 1 palavra transmitida a cada 3 s ou 20 palavras transmitidas a cada 1 minuto, ou seja, 20 ppm. Nos testes realizados por mim fui perfeitamente capaz de transmitir os três caracteres literais em menos de 3 segundos, o que confirma a hipótese de que a teoria é válida.
Gostou da dica? Então que tal treinar na próxima vez em que você for caminhar?
Forte 73!
PU2RKA – Ricardo Benedito
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