Por Alisson, PR7GA
Recebemos com muito gosto a notícia de uma atividade que aproveitou o radioamadorismo como ferramenta educacional no estado de Mato Grosso. Na capital do estado, se encontra sediado o Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e nele o professor Luiz Carlos Nascimento da Silva, do Curso Técnico em Eletrônica, decidiu aproveitar as transmissões da ISS que ocorreram entre 21 e 27 de Junho passado para aprofundar os conhecimentos ministrados em disciplinas como eletrônica e geografia por meio do radioamadorismo.
Para tanto, ele criou um projeto para permitir aos alunos captarem por eles mesmos as imagens. Para isso, foram adquiridos artigos diversos no comércio local para construção de uma antena do tipo Moxon e foi utilizado um rádio HT para a recepção do sinal da ISS. Para apontamento e previsão das passagens, foi utilizado um computador rodando o software Orbitron e o software MMSSTV para decodificação das imagens.
O projeto foi um sucesso e contou com a participação, além do professor Luiz Carlos, dos alunos:
Thiago da Silva Lima
Jose Corrêa de Souza Neto
Ronei da Silva Mota
Adenice Souza Xavier
Harleisson Morais Vieira
Geancarlo Ferreira Pereira Maciel
Cicero Jose de Souza
Pelo feito, eles receberão, cada um, um diploma ECRA SSTV reconhecendo o feito que conseguiram obter.
Eles também produziram um vídeo aonde detalham como foi todo o processo:
A ECRA parabeniza o professor Luiz Carlos, os alunos e todos os envolvidos no projeto!
Viva o radioamadorismo na educação!
Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!
Muito bom. Nosso Hobby científico sempre empolgando todos os que se empenham experimentação . Parabéns aos alunos e ao professor. 73 Paulo PV8DX
ResponderExcluirMuito bom. Nosso Hobby científico sempre empolgando todos os que se empenham na experimentação . Parabéns aos alunos e ao professor. 73 Paulo PV8DX
ResponderExcluirUau, que notícia sensacional pra educação e para o radioamadorismo! Estão de parabéns!
ResponderExcluirTiago PU8ROT
Muito bom! Precisamos levar o Radioamadorismo às faculdades e trazer os alunos ao nosso meio. Muitas Monografias (graduação), Dissertações (mestrado) e até Teses (doutorado) poderão surgir !
ResponderExcluir