QTC INTEGRAÇÃO – 27ª ed./2018
Em 26/09/2018
Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 27 de 2018. Hoje, 26 de Setembro de 2018.
Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.
O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz, e em UHF para toda a Região Metropolitana do Recife pela repetidora 439.100KHz. Ouça tambem o QTC simultaneamente na faixa dos 40m, na frequência de 7.060KHz e também via REMOTE HAMS, através da estação de nosso colega Cézar, PU7ERA. Estamos também transmitindo AO VIVO pelo Facebook no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB.
Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB.
Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.
LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.
Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.
Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?
MANCHETES DE HOJE DO QTC ECRA – 26/09
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
· NESTE DOMINGO: FETECRA 2018!!!!
· JOVEM INDONÉSIO É RESGATADO APÓS 49 DIAS À DERIVA GRAÇAS A UM RÁDIO HT
· NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP
· PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
· LABRE REALIZA REUNIÃO NA ANATEL SOBRE CERTIFICAÇÃO
· NOVO RECORDE MUNDIAL DE DISTÂNCIA NA BANDA DE 2M É ATINGIDO
· GRUPO ESCOTEIRO PIONEIRO NO RADIOAMADORISMO COMPLETA 50 ANOS COM INDICATIVO ESPECIAL
·
NESTE DOMINGO: FETECRA 2018!!!!
Finalmente, está chegando o dia. Neste domingo, 30 de Setembro, o nordeste sobre a serra da Borborema em direção à sua rainha: Campina Grande. É a FETECRA! Caravanas de vários Estados do Nordeste já confirmaram presença no evento, que durante muitos anos serviu de referência na divulgação do radioamadorismo em todo o Brasil.
Paralelamente a FETECRA estará acontecendo também o 2º Encontro de Cedablistas do Nordeste, que reunirá amantes da telegrafia de todas as idades, desde os veteranos telegrafistas profissionais que eram responsáveis pelas comunicações em diversas empresas estatais e privadas até algumas décadas atrás, até os jovens praticantes desta empolgante modalidade dentro do radioamadorismo. Também teremos a tradicional feirinha de trocas de equipamentos, começando a partir da oito horas e prolongando-se até ao meio dia, quando será servido almoço aos visitantes seguindo-se do tradicional sorteio de brindes.
Segundo o presidente da entidade, João Barros – PR7-TT, o sucesso do encontro já está devidamente assegurado tendo em vista o número de pessoas que já se inscreveu através da internet, bem como os que confirmaram presença através do rádio e outros meios de comunicação. As inscrições prosseguem normalmente até o dia do evento.
Para maiores informações, faça contato com Alisson PR7GA, pelo número
(083) 98890-3221
O mesmo dará maiores orientações caso necessário. Outra opção é acessar o formulário online de inscrição no seguinte endereço:
A festa terá inicio às 07:30 com recepção as primeiras caravanas recém chegadas, seguindo-se do tradicional café da manhã. As 10 horas será prestada homenagem póstuma aos sócios José Moraes, Pedro Feitosa e Gabimar Cavalcante, falecidos recentemente, bem como Francisco Chaves e Adeval Chagas, que terão seus nomes apostos em duas salas da entidade, esses dois últimos ainda em plena atividade. Segue-se o almoço, e em seguida, o sorteio de brindes.
Falando nos brindes, já temos confirmados os seguintes itens:
· Seis rádios, sendo um doado por Valério PU7GVP, dois por João Barros PR7TT, um por Aníbal PR7AN, um pela ECRA e um de Carlinhos Santa Clara PU7EDR.
· Uma rede doada por Edson PU7GEB
· Um carneiro doado por Azevedo
· 4 canecas de porcelana da ICOM, doadas por Valério PU7GVP
· 01 SUPERBALUN BEL doado por Jolibel PY7BEL
· 01 camisa das rodadas Amigos do Sertão e do Cuscuz doadas por Remígio PY7BYP e Adalberto PU7HAD
· 2 Fontes de 15 amperes, 01 ferro de soldar e 2 camisas doadas por Mário Sérgio PR7FM
19 brindes
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Jovem indonésio é resgatado após 49 dias à deriva graças a um rádio HT
Um jovem sobreviveu por quase 50 dias no oceano apenas cozinhando peixe em madeira que tirou de sua própria embarcação enquanto se afastava cada vez mais da costa da Indonésio. Aldi Novel Adilang usou todos os seus recursos para sobreviver à experiência angustiante depois de ter ficar à deriva na balsa em que estava trabalhando, a quilômetros de distância de sua casa.
O jovem de 18 anos estava em uma armadilha de pesca com a forma de uma cabana, localizada a 125 quilômetros da Indonésia. A pequena cabana de madeira flutuante - uma das 50 pertencentes à empresa - estava ancorada no leito marinho por uma longa corda e suspensa por bóias. Aldi, da ilha indonésia de Sulawesi, trabalhava no meio do mar em total solidão, onde acendia as lâmpadas da cabana e capturava os peixes atraídos pela luz. Uma vez por semana, ele recebia novos suprimentos de comida, água e combustível por um colega de trabalho que vinha de barco até o local da sua cabana e também recolhia os peixes pescados.
Porém, em 14 de julho, as amarras da cabana se romperam e lançaram Aldi à deriva no oceano. Como ele só tinha uma quantidade limitada de suprimentos a bordo, Aldi conseguiu sobreviver pegando peixes e assando-os numa fogueira feita com pedaços de madeira retirados de sua própria embarcação. Como a cabana não tinha nenhum remo ou motor, Aldi não tinha como tentar navegar de volta à Indonésia.
Apesar de mostrar incrível coragem e espírito de sobrevivência, Aldi passou por momentos terríveis que o fizeram pensar em se jogar ao mar e morrer. Ele relatou que o que fez permanecer com a cabeça no lugar e resistir à tentação do suicídio foi a leitura diária de uma Bíblia que carregava consigo na cabana, e a lembrança do que seus pais lhe ensinaram: quando estivesse em apuros, orar a Deus por ajuda.
Mesmo assim, ele disse ter ficado assustado e chorado muitas vezes enquanto estava à deriva. Toda vez que via um grande navio, ele estava esperançoso. Porém, mais de 10 navios passaram por ele, mas nenhum conseguiu avistá-lo.
Somente em 31 de agosto, Aldi conseguiu se comunicar com outros navios, enviando um sinal de rádio de emergência ao ver o MV Arpeggio, um graneleiro do Panamá que navegava perto dele. Ele carregava um rádio portátil um HT, e disse que começou a desesperadamente transmitir em todas as frequências possíveis, pedindo ajuda. Finalmente ele conseguiu ser ouvido pelo navio, que imediatamente correu para o resgate por ordem de seu capitão, que imediatamente contatou a guarda costeira da ilha de Guam.
Aldi finalmente chegou a terra firme em 6 de setembro, quando o navio chegou ao Japão. Dois dias depois, ele foi levado de volta para a Indonésia, onde foi recebido por sua família.
Sua mãe, Net Kahiking, lembrou o terror que sentiu quando foi informada de que Aldi estava desaparecido. Detalhe: não era a primeira vez. Esta foi a terceira vez que as amarras se rompera. Porém, nas duas anteriores, o dono da empresa conseguiu resgatá-lo. Nesta última, não foi possível. Porém, daqui pra frente, o jovem relatou que não mais trabalhará neste perigoso emprego.
Este é mais uma incrível e emocionante história que nos mostra a importância do rádio. Sem ele, aquele jovem hoje seria provavelmente o protagonista de uma história triste, e não com um final feliz como foi a que acabamos de relatar.
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP
PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
LABRE realiza reunião na ANATEL sobre certificação
A LABRE Federal participou de audiência na sede da ANATEL em Brasília no último dia 17 de setembro com representantes da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação e a Gerência de Certificação e Numeração. O assunto foi a futura legislação sobre certificação e homologação, em planejamento pela agência. A LABRE expôs as peculiaridades do radioamadorismo e as atuais dificuldades encontradas no campo da certificação. A LABRE comentou sobre a natureza do serviço, com vocação para experimentação e voluntariado nas comunicações emergenciais. Também realizou um histórico no qual a ANATEL tinha um entendimento da norma que privilegiava a certificação do modelo ao invés da unidade quando para exercício do serviço, porém a interpretação foi alterada em 2014 de maneira que, diante das características do mercado brasileiro, tornou o próprio radioamador prejudicado no processo.
A LABRE exemplificou o relativo alto custo das certificações frente ao baixo valor unitário de alguns equipamentos, bem como diante do volume de certificações visto a diversidade e variedade de transceptores que uma estação pode dispor; comentou que o processo é redundante, exigindo os mesmos documentos em cada entrada; além da dificuldade de obtenção de FCC ID de alguns equipamentos que operam somente abaixo dos 30 MHz. A LABRE também comentou sobre a impropriedade de certificação de antenas num serviço com características experimentais; a tradição em reparos, revisões e modificações de equipamentos realizados pelo próprio radioamador; a grande presença de equipamentos antigos, com a necessidade de seguir a Portaria 101 do então MC unida à listagem de identificação de equipamentos desta categoria.
A LABRE também solicitou manutenção do tratamento dado às montagens caseiras enquanto atividade balizar do serviço, fator de estímulo à experimentação, atividades práticas de STEM e motivação de radioamadores para carreiras científicas e tecnológicas. A LABRE propôs que, por meio de norma do serviço ou procedimentos operacionais, sejam elencadas soluções considerando, por exemplo, identificação da certificação por modelo, a diferenciação entre equipamentos passivos e ativos, dos industrializados modernos dos industriados antigos e os de montagem artesanal, buscando ordenamento jurídico mais simplificado, especificado e claro para evitar injustiças com os radioamadores.
O corpo técnico da ANATEL comentou que estudará o assunto sendo que algumas iniciativas, se aprovadas, poderiam ser executadas de ofício, outras dependeriam do Conselho Diretor. Enquanto todo processo segue na ANATEL, continuam válidas as previsões da atual Resolução 242/2000.
Gustavo Franco, PT2ADM
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Novo recorde mundial de distância na banda de 2m é atingido
Em agosto, nós divulgamos aqui no QTC o estabelecimento do incrível recorde de distância num QSO em 144MHz, feito entre a Irlanda e a ilha de Cabo Verde, a uma distância de 4.163Km. O recorde foi conseguido no dia 5 de Agosto entre as estações EI3KD (Mark Turner) e D4Z.
Pois bem, menos de dois meses depois, o mesmo colega irlandês conseguiu repetir o feito, que à semelhança do anterior, foi conseguido por meio da telegrafia. Ontem, 25 de Setembro, às 21:10 horário UTC, Mark conseguiu novamente um QSO com D4Z.
Porém, 36 minutos após este contato, um colega do País de Gales, Ap Adams, GW0KZG, conseguiu aumentar o recorde para 4.270Km. Incrivelmente, no minuto seguinte, às 21:47, outro colega inguês, o Peter Torry G3SMT, localizado ainda mais distante do que o anterior, conseguiu finalmente estabelecer um novo recorde mundial da IARU Região 1. Foram 4.431Km. Em todos estes casos, o modo utilizado foi o CW na QRG 144.300MHz.
Grupo escoteiro pioneiro no radioamadorismo completa 50 anos com indicativo especial
A partir da próxima segunda feira, dia 1 e até o fim do mês, o Grupo Escoteiro 86º/RJ David Barros estará operando o indicativo ZW50EDB em comemoração aos 50 anos da PY1EDB (Grêmio de radioamadores do grupo escoteiro David Barros). A estação PY1EDB é a primeira estação de um Grupo Escoteiro no Brasil e talvez seja o Grêmio mais antigo em atividade ininterrupta.
O 86º/RJ David Barros traz no seu nome uma homenagem ao Chefe Escoteiro que dedicou grande parte dos seus esforços na divulgação, disseminação e implantação do Escotismo no Brasil nas décadas de 30, 40 e 50. O Chefe David de Barros foi um dos principais articuladores da unificação do escotismo que resultou na criação da União dos Escoteiros do Brasil - UEB. Ajudou a fundar e organizar dezenas de GE's, tendo sido o 86, o último a receber sua ajuda. Foi participante do 86 o saudoso Chefe Bret - PY1BMU, primeiro organizador nacional do JOTA, radioamador e entusiasta do Escotismo, divulgou o Grupo e o escotismo nacional e internacionalmente. Guiados por estes dois grandes exemplos, estamos enfrentando as dificuldades e retornando a escrever a história gloriosa de serviços aos jovens e à sociedade que sempre foi a nossa marca. Contamos com a sua ajuda e participação.
Você pode fazer contato com a estação ZW50EDB em HF desde 80m a 10m, além de VHF nos modos fonia, CW e digital, durante todo o mês de Outubro de 2018. Participe!
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?
Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.
Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.
Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.
Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!
COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES
QRA | NOME | QTH | QRA | NOME | QTH | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário