Por Alisson, PR7GA
Nos EUA, todos os anos acontece a chamada "temporada de furacões", onde grandes áreas são castigadas com seus ventos fortes que destroem tudo por onde passam. Porém, este ano, dezenas de radioamadores ao longo da costa leste dos EUA farão uma demonstração do que o radioamadorismo pode fazer em termos de comunicação de emergência quando há falta de energia e quando a infraestrutura de telecomunicações em geral foi destruída. Funcionários da Cruz Vermelha Americana e da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) acompanharão a demonstração.
A demonstração será uma resposta a um cenário de desastre simulado - um grande furacão com muitas vítimas atingindo a costa leste. Os radioamadores, operando com estações portáteis ao longo de mais de 1600km da costa americana, enviarão comunicados de emergência para a estação oficial da ARRL, W1AW, que coordenará a operação e repassará as informações aos oficiais presentes na reunião conjunta da FEMA e da Cruz Vermelha em Baltimore.
As mensagens serão enviadas usando modos digitais, que podem permitir a transmissão de imagens e texto através das nossas faixas, demonstrando a tecnologia de ponta disponível aos radioamadores. A Cruz Vermelha Americana também terá um Veículo de Resposta a Emergências NexGen estacionado na estação da ARRL em Connecticut como parte do exercício de treinamento, que acontecerá na tarde do dia 23 de maio.
A ARRL e seus membros têm uma longa história de cooperação com agências de resposta a emergências, como a Cruz Vermelha Americana e a FEMA, para fornecer ou apoiar a comunicação em tempos de desastre.
Fonte: http://www.arrl.org/news/radio-amateurs-to-demonstrate-emergency-messaging-capabilities-for-red-cross-fema
Parece o Brasil.
ResponderExcluir